O papel do nutricionista na alimentação saudável...
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 11 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Uma boa alimentação inclui um consumo variado dos diversos grupos alimentares e uma quantidade de acordo com suas necessidades nutricionais. Lembrando que é importante não comer em excesso e nem ter uma alimentação restrita de nutrientes, uma vez que, ambos podem afetar nosso organismo de forma negativa.
Além desses fatores, a adequação é importante, pois ela visa uma refeição de acordo com as necessidades de cada pessoa, como as fisiológicas, os ciclos da vida, condições financeiras e culturais. Essa junção de critérios envolve uma harmônica relação com uma alimentação saudável. E não podemos esquecer da importância de manter nosso corpo hidratado.
Um prato considerado colorido e equilibrado seria composto por verduras e legumes (correspondendo cerca de 50% do prato), arroz e feijão (correspondendo 30% do prato) e a carne ou ovo (correspondendo 20%), como ilustra a imagem abaixo.

A dieta adequada, colorida e harmônica proporciona benefícios ao indivíduo, como a promoção da saúde e o melhoramento do condicionamento físico. Neste sentido, alunos do curso, realizaram a elaboração de um vídeo explicando a importância do nutricionista na alimentação saudável.
Referências:
GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. 2ed. Brasília -DF: 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em: 15 de dezembro 2020.
GUIA PARA ELABORAÇÃO DE REFEIÇÕES SAUDAVEIS EM EVENTOS. 1ed. Brasília-DF:2016. Disponível em: guia_elaboracao_refeicoes_saudaveis.pdf. Acesso em: 15 de dezembro de 2020.
Comments