Adoçantes e seus consumidores.
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 29 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) define edulcorantes como substâncias naturais ou artificiais, diferentes dos açucares, que conferem sabor doce aos alimentos.
Conhecidos popularmente como adoçantes, os edulcorantes são amplamente utilizados pela população, entre destaque os pacientes de Diabetes mellitus. Diferentemente da medicação oral/insulina e do monitoramento da glicemia, os adoçantes não são essenciais ao tratamento do Diabetes. Porém estes produtos dietéticos tem o potencial de reduzir o consumo de calorias e de carboidratos (como a sacarose), além de proporcionar a palatabilidade do sabor doce entre os alimentos.
Os edulcorantes podem ser classificados em naturais ou artificiais. Entre os edulcorantes naturais incluem os mono e oligossacarídeos como a glicose, frutose, sacarose, lactose e lactitol, os glicosídeos, como esteviosídeo, e os poliálcoois como sorbitol, xilitol e eritritol. Já os edulcorantes artificiais incluem o acessulfame-k, aspartame, L-açúcares, ciclamatos, dulcina, sacarina e sucralose.
Lembrando que é importante o consumo moderado destes produtos, sempre respeitando a Ingestão Diária Aceitável (IDA) que reflete o quanto deve ser consumido da substância sem colocar em risco à saúde.
Neste sentido, os alunos do curso da Instituição realizaram a elaboração de um boletim escolar informando e descomplicando o uso dos edulcorantes:


Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes. DIRETRIZES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES 2019-2020. São Paulo: Clannad, 2019.Disponível em:https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/DIRETRIZES-COMPLETA-2019-2020.pdf. Acesso em: 28 mar. 2021.
Comentarios