top of page
Buscar
  • Foto do escritorBLOG DA NUTRIÇÃO

Pequenas refeições durante o dia

No meio da tarde bateu uma fome? É a hora de fazer uma pequena refeição. Veja algumas dicas do Blog EU QUERO ME ALIMENTAR MELHOR do Ministério da Saúde:


Frutas: são opções saudáveis, práticas e refrescantes para esse momento. Elas podem ser levadas inteiras ou picadinhas para a escola ou o trabalho para facilitar o consumo. Uma opção bastante prática são as saladas de frutas e vitaminas.


Tubérculos, verduras e legumes: mandioca/macaxeira/aipim, batata-inglesa, batata-doce, batata-baroa/mandioquinha, cará, inhame, que são consumidos com cuscuz, ovos e em outras combinações típicas deliciosas.


Já os legumes e as verduras podem ser servidos assados ou até mesmo crus, como no caso de palitinhos de cenouras, que são práticos e deliciosos. No caso da abóbora, fica deliciosa assada com temperos e ervas naturais.

Oleaginosas: a castanha-de-caju, castanha-do-brasil (castanha-do-pará), noz, amêndoa, amendoim, avelã. Elas são ótimas opções para refeições pequenas e rápidas.


Cereais: arroz, milho (grãos e farinha), trigo (grãos, farinha, macarrão), aveia, centeio e cevada são exemplos de cereais. Outras preparações como bolos caseiros, pães, biscoitos também podem entrar no cardápio. Lembre-se tente utilizar menos açúcar do que usualmente recomendado nas receitas.


Fonte: BRASIL, Ministério da Saúde. Pequenas refeições durante o dia - Cinco dicas para ter um lanche saudável. 2022. Blog EU QUERO Me alimentar melhor. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2022/pequenas-refeicoes-durante-o-dia-cinco-dicas-para-ter-um-lanche-saudavel. Acesso em: 25 maio 2022.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page