top of page
Buscar
  • Foto do escritorBLOG DA NUTRIÇÃO

Canjica pra quem é de canjica

Um prato em que a presença é mais que obrigatória nas festas juninas, a canjica é um sucesso quase unânime no paladar dos brasileiros. O blog EU QUERO ME ALIMENTAR MELHOR, do Ministério da Saúde, aproveitou que as festividades juninas estão a todo vapor, e separam quatro curiosidades nutricionais para você saborear essa iguaria que é a cara do Brasil.


1- Patrimônio cultural: A festa junina é um evento que está presente no DNA do nosso país, trazendo consigo diversos significados e tradições, inclusive culinárias. Sendo assim, tudo que dela faz parte representa um patrimônio cultural.


2 - Milho é comida de verdade: Um alimento minimamente processado, saboroso e extremamente versátil. Esse grão tão popular, que compõe o grupo dos cereais, vai bem com tudo, doce ou salgado, e é um item importante da alimentação brasileira.


3 - O leite também é alimento: Outro ingrediente importante da canjica/mungunzá é o leite de vaca, um alimento de origem animal classificado como minimamente processado. Consumido amplamente no Brasil na sua forma original, ele também serve como base para preparações nutritivas e saborosas, como iogurtes naturais, queijos e coalhadas.


4 – Vantagem da comida de verdade: Segundo o guia alimentar para a população brasileira, para uma alimentação adequada e saudável Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. As vantagens são percebidas na sua saúde, como a prevenção de doenças crônicas, e também na economia e no meio ambiente.


Fonte: BRASIL, Ministério da Saúde. Receita: canjica pra quem é de canjica. 2021. Blog EU QUERO Me alimentar melhor. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2021/receita-canjica-pra-quem-e-de-canjica. Acesso em: 06 jun. 2022.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page