top of page
Buscar

Agosto Dourado...

  • Foto do escritor: BLOG DA NUTRIÇÃO
    BLOG DA NUTRIÇÃO
  • 9 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Como já visto aqui no blog, a nutrição e o desenvolvimento nos primeiros meses de vida e no início da infância é exclusivamente devido ao leite materno, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é um alimento de ouro para os bebês. O mês de agosto é conhecido como agosto dourado para simbolizar e conscientizar a população sobre a importância da amamentação.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) foi promovida em mais de 120 milhões de países entre os dias 1° e 7 de agosto, com o tema Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada, tem como principal objetivo alertar constantemente a importância do leite materno, tanto para a saúde dos bebês, quanto para a saúde das próprias mamães.

Com isso preparamos alguns tópicos para relembrar os benefícios da amamentação:

  1. O aleitamento materno traz benéficos a saúde da criança. Evita diarreias, infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, hipertensão, colesterol alto e diabetes, reduz a chance de obesidade e tem-se efeitos positivos na inteligência. Sem contar, que é considerado a melhor nutrição para a criança;

  2. O aleitamento materno traz benéficos a saúde da mulher. Auxilia na proteção contra o câncer de mama, ovário e endométrio, favorece na perda e peso, na evolução uterina, evitando nova gravidez, e diminui a hemorragia pós-parto;

  3. Além disso, o aleitamento materno proporciona melhor qualidade de vida, promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho e menores custos financeiros as famílias.

O ministério da Saúde preconiza o leite materno exclusivamente até os 6 meses em livre demanda. A partir disso, pode-se iniciar, juntamente com a amamentação (preconizado até os 2 anos ou mais), a alimentação complementar (já mencionada e abordar no blog). De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), os níveis ideias de amamentação poderiam prevenir mais de 820 mil mortes de crianças menores de cinco anos por ano no mundo, auxiliando de forma significativa nas mortes evitáveis, e evitar 20 mil mortes de mulheres com câncer de mama. Dessa forma, todos (famílias, sociedade, governos e profissionais da saúde) tem a responsabilidade de promover e apoiar a amamentação.


Referências:


BRASIL, Ministério da Saúde. Saúde da Criança: aleitamento materno e alimentação complementar. 2. ed. Brasília – Df: Ministério da Saúde, 2015. 185 p. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021.


BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. GUIA ALIMENTAR PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS MENORES DE 2 ANOS. 1ed. Brasília, 2019. Disponível em: guia_da_crianca_2019.pdf Acesso: 09 ago. 2021.


PUCRS. Agosto Dourado: mês marca o incentivo ao aleitamento materno. 2021. Disponível em: https://www.pucrs.br/blog/agosto-dourado/. Acesso em: 09 ago. 2021.



 
 
 

Comments


©2021 por Blog da Nutrição. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page