Alimentação e tireoide.
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 26 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
A alimentação equilibrada é importante para a manutenção da saúde, o mesmo se aplica para pessoas que apresentam distúrbios da tireoide. A Dra. Laura Ward, presidente do Departamento de Tireoide da SBEM (Gestão 2011-2012), alerta, que embora certos alimentos, ingeridos em excesso e ao longo tempo, possam interferir no metabolismo da glândula tireoide, a proibição não é recomendada para quem tem problemas com a glândula.
Além do paciente ficar atento a quantidade de sal iodado (o excesso de iodo pode piorar certos casos dos distúrbios), outros alimentos, chamados de bociogênicos ou que contenha isoflavonas, em grande quantidade podem causar o bócio. Alimentos como repolho, nabo, soja e couve podem ser consumidos com moderação, de uma a duas vezes por semana.
Atenção para o consumo de soja: "estudos in vitro realizados relatam, que os fitoestrógenos presentes na soja, além de diminuir a ação periférica dos hormônios tireoidianos, também afetam a sua síntese por inibição da tireoperoxidase, uma enzima chave na síntese dos hormônios tireoidianos. Eles induzem ainda a proliferação dos tireócitos, predispondo ao hipotireoidismo e bócio”, explica a Dra. Tânia Bachega, presidente da Comissão Nacional dos Desreguladores Endócrinos da SBEM.
QUER SABER MAIS SOBRE A NUTRIÇÃO E DISTURBIOS ENDOCRINOS? ACESSE SBEM - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Alimentação e Tireoide. 2021. Disponível em: https://www.endocrino.org.br/alimentacao-e-tireoide/. Acesso em: 26 jul. 2021.
Comments