Arroz com Feijão: a mistura brasileira.
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 29 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, o arroz e feijão são alimentos de origem vegetal, pertencente ao grupo de alimentos minimamente processados (aqueles que passam por processos mínimos de modificação, como limpeza, remoção de partes indesejáveis, secagem e embalagem).
O arroz é principal cereal consumido pelos brasileiros, e combinado ao feijão, eles constituem uma excelente fonte de proteína de qualidade. Além disso, por conta da composição rica em carboidratos, proteínas e fibras, o arroz e o feijão auxilia na saciedade. Foi com essas informações que o 2° período realizou um guia de postagem enfatizando a importância do hábito de consumir está mistura brasileira:

A presença diária dessa dupla auxilia na diminuição do consumo de alimentos ultraprocessados. Visto que tanto o arroz como o feijão são alimentos versáteis, podendo ser consumidos em várias preparações culinárias.
Mas além de saudável, o arroz e feijão, influência naturalmente na presença da agricultura familiar e na economia local. Favorece formas solidárias de viver e produzir, contribuindo para a promoção da biodiversidade e para a redução de impacto ambiental da produção e diminuição dos alimentos, conforme citado no Guia Alimentar.
Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, 2014. Disponível em: Guia alimentar para a população brasileira (saude.gov.br) Acesso: 27 jan. 2021.
BRASIL, Saúde. Comidas que dão match: arroz e feijão. 2020. Blog EU QUERO Me alimentar melhor. Disponível em: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/comidas-que-dao-match-arroz-e-feijao. Acesso em: 27 jan. 2021.
UFMG. Ciência para todos: feijão e arroz: uma história de amor. FEIJÃO E ARROZ: UMA HISTÓRIA DE AMOR. 2014. Texto originalmente escrito por Bárbara Maia para o programa Ritmos da Ciência, da Rádio UFMG Educativa FM 104,5 e adaptado por Adlane Vilas-Boas e Alessandra Rondina. Disponível em: https://www.ufmg.br/cienciaparatodos/wp-content/uploads/2014/05/ciencia-3.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.
Comments