Atenção no consumo em excesso do açúcar e gordura...
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 17 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Esse vídeo tem o intuito de mostrar a quantidade de açúcar e gordura presente em alguns alimentos industrializados que às vezes acabamos consumindo com frequência, em grandes quantidades e até substituindo as principais refeições:
Lembrando que os açúcares podem apresentar "diferentes nomes", por isso não se engane. Devemos ficar sempre atentos aos rótulos dos alimentos e ficar de olho na listagem de ingredientes, pois quanto mais ingredientes desconhecidos estiver descrito, mais devemos ficar atentos e até evitar seu consumo. Pois quanto mais nomes desconhecidos, mais aditivos químicos e outras substâncias ele possui.
De frutose a sacarose, o ingrediente pode aparecer com diferentes denominações nos rótulos. Uma das formas mais comuns de se orientar sobre a presença da substância é verificar a lista de ingredientes que compõem o alimento. Conheça os nomes utilizados:
Açúcar simples: dextrose, frutose, galactose, glicose, lactose, maltose e sacarose;
Açúcar sólido ou granulado: açúcar de beterraba, açúcar mascavo, açúcar cristal, açúcar de coco, açúcar de confeiteiro (também conhecido como açúcar em pó), xarope de glicose, frutose cristalina, açúcar demerara, dextrina, malte diastático, etil maltol, açúcar dourado, maltodextrina, açúcar branco refinado, açúcar granulado ou de mesa e açúcar light;
Açúcar líquido ou em xarope: agave (néctar / syrup), melaço, xarope de arroz, caramelo, xarope de alfarroba, xarope de milho, açúcar de cana evaporado ou desidratado, xarope de ouro, mel, extrato ou xarope de malte, xarope de bordo, xarope de sorgo;
Além do açúcar devemos ficar atentos as gorduras também, pois alguns alimentos apesar de não parecer possuem uma quantidade significativa de gorduras totais em sua composição. Não nos atentamos para a tabela nutricional e não damos conta da quantidade de gorduras que consumimos, por exemplo, quando comendo biscoitos recheados. As gorduras totais são um tipo de gordura que se refere à soma de todos os tipos de gordura encontrados em um alimento, como saturadas, insaturadas e trans. E apesar de ser vista como vilã, elas são uma das principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K , apesar disso seu consumo deve ser moderado.
Outra questão são produtos que apresentam em suas rotulagens a seguinte informação: "livres de gorduras trans” ou “zero gordura trans”. Muitas pessoas acreditam que está consumindo um alimento saudável, sendo isso um grande engano. Isso ocorre porque de acordo com a legislação imposta pela ANVISA, o limite para que um alimento seja considerado 0% de gordura trans tem que ser menor ou igual a 0,2g por porção. Porém, a ANVISA não determina a quantidade que está presente em uma porção, e os fabricantes ficam livres para colocar os valores necessários para que seja declarado ZERO de gordura trans (Bromatológica em saúde, 2016).
Então como saber se o alimento possui ou não gordura trans? Uma boa dica para saber se o alimento possui ou não essa gordura é sempre olhar além da tabela nutricional os ingredientes, caso ele apresente gordura vegetal hidrogenada, é bom ficar atento, pois em geral essas gorduras possuem gordura trans.
Referências:
Açúcares nos alimentos: cuidado ele aparece com os mais diferentes nomes. Disponível em: <https://grupomidia.com/quemrealiza/acucares-nos-alimentos-com-diferentes-nomes/>. Acesso em: 18 out. 2021.
Biblioteca virtual em saúde. Rótulos de alimentos: orientações ao consumidor. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/246_rotulos_alimentos.html>. Acesso em 18 de out 2021.
Biologicus. Rótulos em alimentos – como ler? Disponível em:< https://blog.biologicus.com.br/rotulos-de-alimentos-como-ler/>. Acesso em: 18 out 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, 2014. Disponível em: <Guia alimentar para a população brasileira (saude.gov.br)>. Acesso: 12 out. 2021.
Bromatológica em saúde. Disponível em: <https://bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com/2016/02/gordura-trans-zero-nem-sempre-significa.html>. Acesso em 18 out. 2021.
Ministério da saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Rotulagem dos alimentos. Disponível em: < https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/rotulagem>. Acesso em 18 out. 2021.
コメント