top of page
Buscar

Biodiversidade brasileira pode ser chave para uma alimentação mais saudável.

  • Foto do escritor: BLOG DA NUTRIÇÃO
    BLOG DA NUTRIÇÃO
  • 22 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de out. de 2021

A nutricionista Kristy Soraya Coelho, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center), foi a convidada do “2nd Webinar on Revolutions in Renewable Energy in 21st Century”, da Innovinc International". Ela falou da relevância dos dados de composição química da biodiversidade brasileira e apresentou a palestra "Biodiversity food database - an important tool to promote food alternatives in Brazil".

A cientista ainda destacou a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. Vocês conhecem a TBCA? Desde 2013, a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) está sendo desenvolvida de forma integrada entre a Rede Brasileira de Dados de Composição de Alimentos (Brasilfoods), Universidade de São Paulo (USP) e Food Research Center (FoRC/CEPID/FAPESP). A mesma é dividida em duas fases de pesquisa:

  1. Dados analíticos originais relativos a alimentos da biodiversidade brasileira e alimentos regionais;

  2. Informações sobre o conteúdo de componentes dos alimentos mais consumidos no Brasil.

Ambas com o objetivo de permitir a avaliação da ingestão de nutrientes e facilitar o planejamento de planos alimentares, através das políticas públicas sobre alimentação. A TBCA contempla dados da biodiversidade brasileira, incluindo informações sobre diferentes cultivares e variedades. A pesquisadora ainda destacou e avaliou: " Explorar a biodiversidade local pode ser mais interessante – e mais barato – do que investir em biotecnologia e organismos geneticamente modificados, mas para isso é preciso conhecer a composição química dos alimentos que a integram”.

Um exemplo da pesquisa foi que as frutas típicas da região nordeste e da região amazônica possuem mais vitamina C do que as laranjas. Ela acrescenta ainda que conhecimento sobre a biodiversidade brasileira pode estimular o consumo desses alimentos, que pode gerar renda para os pequenos produtores e garantir a segurança alimentar para a populações menos privilegiados.



Referências:


FORC. Biodiversidade brasileira pode ser chave para uma alimentação mais saudável. Alimentos Sem Mitos. Disponível em: https://alimentossemmitos.com.br/biodiversidade-brasileira-pode-ser-chave-para-uma-alimentacao-mais-saudavel. Acesso em: 22 set. 2021.


Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.1. São Paulo, 2020. Acesso em: 22 set. 2021. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca.


 
 
 

Comments


©2021 por Blog da Nutrição. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page