top of page

Como se organizar para ter uma alimentação saudável com pouco tempo?

  • Foto do escritor: BLOG DA NUTRIÇÃO
    BLOG DA NUTRIÇÃO
  • 8 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de fev. de 2021

Padrões alimentares estão mudando rapidamente na grande maioria dos países, e em particular, naqueles que são economicamente emergentes, como no caso do Brasil. As principais mudanças envolvem a substituição dos alimentos in natura ou minimamente processados (como arroz, feijão, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.

E devido ao nosso tempo, que é bem corrido, acabamos preferindo os alimentos industrializados, por serem mais fáceis de consumir, práticos e já virem prontos para o consumo.

Dessa forma, é preciso se organizar, planejar as compras, organizar as despensas, definir com antecedência o cardápio semanal e praticar os hábitos culinários, isso tudo auxiliará no aprendizado de novas técnicas e na economia do seu tempo.


Com intuito de ajudar, separamos algumas dicas de uma alimentação saudável:


Faça compra de maneira consciente: evite no máximo comprar alimentos industrializados (os ultraprocessados, como salgadinhos, bolachas recheadas, macarrão instantâneo, lasanhas congeladas, nuggets). Apesarem de serem deliciosos e práticos, os mesmos possuem elevado teor de gordura trans (Sim, aquela gordura prejudicial a saúde).

Prefira adquirir os alimentos in natura (frutas, verduras e legumes) ou minimante processados (arroz, feijão, frutas secas, por exemplo), os mesmos devem apresentar boa qualidade e um bom estado de conservação.


Procure por receitas fáceis de se preparar: se você manter sua geladeira e a sua despensa com alimentos saudáveis, porque não uma receita? Um método, que além de economizar tempo, coloca em prática as suas habilidades culinárias.

Busquem por receitas que tenham variedades dos alimentos: grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes.


Dar à alimentação o espaço que ela merece: como dito anteriormente, é preciso planejar e organizar o uso de seu tempo em relação as preparações e refeições. Por isso, reavalie como você tem usado o seu tempo e identifique quais atividades poderiam ceder espaço para a alimentação.


Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora: restaurantes de comida a quilo podem ser boas opções, como também restaurantes universitários (para os estudantes) e os populares, servem refeições feitas na hora e com um preço justo.


Utilizar em pequenas quantidades óleos, gorduras, sal e açúcar ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias: utilizados com moderação contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação.


Não se esqueça de ingerir água: é muito importante manter o nosso corpo hidratado. Por isso, acostume-se a ter sempre um garrafinha de água para manter-se hidratado durante o dia. Se preferir pode saborizar a água adicionando erva-doce, hortelã ou limão.


Além disso, é muito importante comer com regularidade e com atenção, procure horários semelhantes para suas refeições diárias, ambientes apropriados e companhias.


Referências:


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, 2014. Disponível em: Guia alimentar para a população brasileira (saude.gov.br) Acesso: 03 jan. 2021.


Universidade São Judas. Como ter um alimentação saudável mesmo com a rotina corrida? 2020. Blog. Disponível em: https://www.usjt.br/blog/como-ter-uma-alimentacao-saudavel-mesmo-com-a-rotina-corrida/#:~:text=Priorize%20a%20compra%20de%20alimentos,e%20lasanhas%20congeladas%2C%20por%20exemplo.. Acesso em: 03 fev. 2021.




 
 
 

Comments


©2021 por Blog da Nutrição. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page