Comportamento alimentar e suas implicações emocionais.
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 10 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
Nosso comportamento alimentar está ligado diretamente com nossas emoções, pois envolve hábitos, culturas, lembranças e relação com a comida. A comida tem uma dimensão de comunicação, ela expressa significados e pode também constituir uma forma de contar histórias. Você pode ter uma relação boa com determinado alimento ou uma experiência negativa que te faz lembrar algo não muito agradável, como por exemplo, almoço de domingo na casa dos avôs que sempre tinham pudim de leite esse alimento pode significar boas lembranças, afeto, família e histórias marcantes. Agora vamos exemplificar a relação com o alimento de forma negativa, você sempre comia brigadeiro de colher com seu namorado e vocês acabaram terminando, depois disso a sua relação com esse doce não é mais a mesma, não tem mais prazer em come-lo ou sempre que o faz ele te lembra da pessoa.
E por meio disso cabe aos nutricionistas adequarem a dieta do paciente de acordo com essas implicações e de sua relação com os alimentos e sempre buscarem entender a história do paciente. Para que a pessoa possa ter uma dieta saudável, equilibrada e que ela tenha o prazer de se alimentar.
Fonte: CALEGARI, Maria. Nutrição Comportamental: A forma como nos relacionamos com comida. 2019. Disponível em: https://blog.mindvalley.com/pt/nutricao-comportamental/. Acesso em: 09 maio 2021.
Comments