Constipação intestinal.
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 3 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
Constipação intestinal, prisão de ventre ou até mesmo intestino preso são as variadas denominações que classificam o distúrbio intestinal caracterizado pela dificuldade de evacuar. Suas causas mais comuns são uma dieta pobre em fibras, com pequena ingestão de líquidos, sedentarismo, consumo excessivo de proteínas de origem animal e pela ingestão frequente de alimentos industrializados. Podem ser associados a outros fatores, como doenças de cólon e reto, câncer, fissuras anais, ansiedade, depressão, estresse e uso de alguns medicamentos.
Para evitar essa condição a mudança de hábitos alimentares e no estilo de vida é essencial, como: consumos de fibras, como verduras, frutas, legumes, farelos de aveia, cereais e alimentos integrais, como pães e biscoitos; frutas com propriedades laxativas, como ameixa, laranja e mamão; consumir muito liquido durante o dia; prática de atividade física; evitar alimentos industrializados; e em casos mais sérios procurar a assistência medica.
Os alunos do curso elaboram um vídeo interativo sobre constipação intestinal e a nutrição:
Fontes:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, 2014. Disponível em: Guia alimentar para a população brasileira (saude.gov.br) Acesso: 26 abr. 2021.
BRUNA, Maria Helena Varella. Prisão de ventre (constipação intestinal). Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/prisao-de-ventre-constipacao-intestinal/. Acesso em: 02 maio 2021.
Comments