Constipação intestinal em idosos.
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 18 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
A constipação intestinal é umas das queixas frequentes entre a população de idosos. Não sendo considerada "normal" entre os idosos, principalmente naqueles sadios, a diminuição da frequência de evacuações se deve as múltiplas doenças que são prevalentes nessa população e aos muitos medicamentos usados por esses indivíduos que possuem característica de lentificar (deixar lento) o funcionamento do intestino.
Existem várias definições possíveis de constipação, sendo a definição mais comum: evacuações <3x na semana. Entre outros sintomas, podemos mencionar: a realização de grande esforço para evacuar, fezes duras ou grumosas, e ainda, a sensação de evacuação incompleta ou que algo obstrui a saída. É importante ressaltar, mesmo que os números de evacuações não esteja diminuído, clinicamente os idosos estarão incomodados só por notar que “o intestino não funciona como antes”.
Na nutrição, a dieta com baixo teor de fibras e a ingestão insuficiente de água são os fatores mais associados a constipação intestinal de idosos. É importante, o aumento da ingestão de líquidos, que auxiliará para que as fibras, presentes na dieta, gerem o bolo fecal de consistência apropriada e que haja estímulo para o funcionamento do intestino. Lembrando, que pacientes portadores de insuficiência cardíaca, renal ou hepática necessitam de uma restrição hídrica. Por isso, sempre que possível, essas recomendações devem ser feitas e auxiliadas por um nutricionista.
Referências:
METAMUCIL. Como tratar a constipação no idoso. Disponível em: https://www.metamucil.com.br/pt-br/constipacao/como-tratar-constipacao-no-idoso/. Acesso em: 18 ago. 2021.
UNASUS. Constipação Intestinal. Principais Agravos Agudos de Saúde da Pessoa Idosa. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/bitstream/ARES/9663/1/texto_Impressao_Unidade_07_Modulo-VIII_Principais_Agravos-de_saude_Idoso.pdf.. Acesso em: 18 ago. 2021.
Comments