top of page
Buscar

Consumo de alimentos em excesso...

  • Foto do escritor: BLOG DA NUTRIÇÃO
    BLOG DA NUTRIÇÃO
  • 31 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

O consumo de alimentos, seja ele não saudável ou saudável, em quantidades exageradas, pode trazer consequências para a saúde. A globalização, caracterizada pelas grandes transformações do estilo de vida da maioria da população, aumentou a oferta de alimentos e das porções comercializadas. Consequentemente, esse processo auxiliou na contribuição para a elevação da densidade energética total das dietas.

Os alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, refrigerantes, sucos artificiais, comidas prontas para o consumo, contém grande quantidade de açúcar, gordura, sódio e calorias, e o consumo excessivo dos mesmos resultam em excesso de calorias e no aumento de parâmetros bioquímicos (como triglicerídeos, glicose), contribuindo para o desenvolvimento de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. Esses produtos são heperpalatáveis, ou seja, extremamente saborosos e fáceis de se viciar. Vinculado a isso, está o aumento no tamanho das porções, sem interferência nos preço comerciais, e a publicidade envolvida na comercialização desses alimentos, favorecem de forma significativa na ingestão excessiva.

Em contrapartida ao consumo excessivo dos alimentos ultraprocessados e o aumento da prevalência da obesidade, surgem as dietas com restrições, fazendo da alimentação uma preferência por determinado produto ou alimento. É importante sempre lembrar que uma alimentação variada, baseada em alimentos in natura e minimamente processados, fornece os nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. Alimentos de origem animal, como carnes, são boas fontes de proteínas e vitaminas, enquanto aqueles de origem vegetal, como frutas e hortaliças, são fontes de fibras e vários nutrientes. Mas, individualmente, tendem a não fornecer a proporção adequada de nutrientes. Por isso, lembre-se que o segredo sempre está no equilíbrio das porções.


Fonte: Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição : material de apoio para profissionais de saúde. Brasília – DF: Ministério da Saúde, 2016. 164 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/desmistificando_duvidas_sobre_alimenta%C3%A7%C3%A3o_nutricao.pdf. Acesso em: 30 maio 2021.

 
 
 

Comments


©2021 por Blog da Nutrição. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page