Diabetes e a prática de atividades físicas.
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 19 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
A definição de atividade física é baseada por qualquer movimento produzido pelo músculo esquelético que consequentemente requer o gasto energético. A forma mais especifica da atividade física é o exercício físico que auxilia na melhora do condicionamento físico e na saúde.
No tratamento das formas do Diabetes mellitus (DM), a prática do exercício físico inclui benefícios em relação a redução do risco cardiovascular, no controle do peso e da gordura corporal, além de promover bem-estar e saúde. Mesmo assim, o exercício físico entre pacientes diabéticos não vem sendo habitualmente prescrito e quando praticados são orientados de maneiras inadequadas.
Além disso, a existência de fatores, como a resistência à prática do exercício e a incapacidade de coordenar a terapia nutricional e medicamentosa são limitações que distanciam os indivíduos com diabetes a aderir a pratica esportiva. O estabelecimento de metas e uso de ferramentas de automonitorização, como aplicativos, pedômetros e acelerômetros, são estratégias que podem aumentar a adesão e manutenção do exercício físico.
A adequação da prescrição e execução do exercício físico pode proporcionar grandes vantagens aos indivíduos da DM, uma ferramenta que atribui para o controle metabólico. A individualização do plano do exercício é fundamental para o sucesso medicamentoso.
Veja o vídeo elaborado por alunos da instituição:
Fonte: SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2019-2020. São Paulo: Clannad; 2019. SEABRA, A.L.R.
Comments