Diabetes e tratamento terapêutico.
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 14 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
O diabetes mellitus é uma doença metabólica, sendo caracterizada por sua atuação hiperglicemiante devido a deficiência da secreção de insulina pelas células betas do pâncreas. O tratamento se baseia em ações farmacológicas e não farmacológicas, os métodos podem incluir os hipoglicemiantes orais (DM2) e a insulinoterapia (DM1).
Para o tratamento são encontradas diversas classes de hipoglicemiantes orais e seus receptivos fármacos, os mais conhecidos são a metformina, a glibenclamida e a glicazida. Estes medicamentos possuem ação na redução da glicemia, a fim de mantê-la em níveis normais.
Além do tratamento medicamentoso, voltado principalmente para os antidiabéticos e para a insulina, a Diretriz da Sociedade Brasileira do Diabetes demonstra a preocupação do uso popular dos fitoterápicos hipoglicemiantes, que dentre os principais utilizados são a pata-de-vaca, chá verde, chá de insulina e o jambolão.
Devidos suas características culturais e a sua dimensão, o Brasil apresenta uma diversidade em fitoterápicos, o que vem se destacando aqueles utilizados no tratamento da glicose. Nesse ponto de vista, alunas do curso de Nutrição elaboraram a criação de uma Cartilha contendo informações sobre a farmacologia e o diabetes.
ACESSE NOSSA CARTILHA: https://drive.google.com/file/d/11vGRobGAiSlR2fr70sXTK3sEvc_-RVgj/view?usp=sharing
Referência: Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2019-2020/ Sociedade Brasileira de Diabetes. São Paulo: Clannad,2020.
Comentários