Diabetes Infantil.
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 10 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Os sintomas da diabetes são mais graves quando manifestados ainda nos anos iniciais de vida, isso se deve ao reconhecimento tardio dos sintomas. Por isso, é importante o conhecimento desta doença entre pais e responsáveis.
A Diabetes mellitus tipo 1 é o que mais acomete crianças e adolescentes. A DM1 é uma doença autoimune, anticorpos produzidos pelo sistema imunológico atacam equivocadamente as células betas do pâncreas que produzem a insulina. Seu tratamento é complexo, visto que estes pacientes necessitam do uso diário da insulina, e envolve uma equipe multidisciplinar (médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e educadores em diabetes), mas é uma doença que, se adequadamente tratada, permite as crianças terem uma vida normal.
Porém, recentemente, tem se observado o aumento da prevalência da obesidade entre as crianças, o que leva ao aparecimento do diabetes mellitus tipo 2. Fatores como a ampla disponibilidade de alimentos hipercalóricos e o sedentarismo são as principais causas do aumento do número de crianças obesas. Na DM2 o tratamento se baseia em fármacos antidiabéticos orais que auxilia a manter a glicemia em níveis normais.
As existências de fatores podem interferir no cotidiano das crianças portadores de diabetes, como as necessidades de checagem da glicemia várias vezes ao dia, não poder comer tudo que quiser e na hora que deseja, e ter que aplicar a insulina algumas vezes por dia.
Com isso, os alunos do curso realizam a elaboração de um e-book explicando e auxiliando o diabetes infantil:
Acesse https://drive.google.com/file/d/12mMYHP69FSLXveFx5QIvawnOFqxhoQGE/view?usp=sharing e confira o E-book realizado pelos alunos da instituição.
Fontes:
SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2019-2020. São Paulo: Clannad; 2019. SEABRA, A.L.R.
Sociedade Brasileira de Diabetes. Tipos de Diabetes. Disponível em:
https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/tipos-de-diabetes. Acesso em: 08 mar. 2021.
Comments