Dieta detox funciona?
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 15 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
A dieta detox é uma das populares dietas da moda. Ela é composta por vários tipos de preparações, sucos, chás, sopas e coquetéis, e promete facilitar a eliminação de toxinas do corpo e auxiliar na perda de peso, promovendo a saúde.
Mas será que funciona ?
Por se tratar de uma dieta que apresenta alimentos com baixo valor calórico, a perda de peso realmente acontece, porém, por ser uma dieta que elimina muitos alimentos, pode ser considerada perigosa.
As toxinas são substâncias que podem ser geradas dentro do corpo: nativas de microrganismos como as bactérias ou de produtos do processo de metabolização como os radicais livres; ou podem ser geradas por medicamentos, metais pesados, produtos químicos.
Contudo, o nosso corpo possui um sistema de defesas naturais responsáveis principalmente pela eliminação dessas substâncias tóxicas. Estas podem ser eliminadas através do fígado, dos rins, intestino e dos pulmões:

Segundo a Abeso, uma alimentação saudável contendo antioxidantes e fibras provenientes de verduras e legumes, proteínas com baixo teor de gordura satura (aquelas que em excesso pode ocasionar problemas cardiovasculares) e gorduras boas (aquelas que consumida com moderação cuida do coração) auxilia na mecanismo de eliminação ou na redução da atividade das substâncias tóxicas. Resumindo, o consumo moderado de alimentos ricos em açúcar, gordura ou sódio não prejudica a saúde e necessariamente não precisa de uma dieta detox para compensar seus efeitos.
Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição: material de apoio para profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: Desmistificando dúvidas sobre Alimentação e Nutrição (saude.gov.br). Acesso: 12 de jan. de 2021
BRESSAN, Renata. Dieta Detox funciona? 2016. Departamento de Nutrição da Abeso. Disponível em: https://abeso.org.br/dieta-detox-funciona/. Acesso em: 16 dez. 2020
UMPIERRE, Roberto Nunes et al. Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde. Porto Alegre: Ufrgs, 2017. 197 p.
Comments