Doença Celíaca, Intolerância ao Glúten e Alergia ao Glúten, conheça a diferença:
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 21 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
Segundo Resende et al., a alimentação restrita ao glúten vem se tornando muito comum entre a população geral, mas apenas a minoria apresenta diagnóstico das doenças relacionadas ao trigo, como a doença celíaca, alergia ao trigo e sensibilidade ao glúten não celíaca.
Essas doenças são diferentes, porém podem apresentar sintomas bem semelhantes:

Hoje iremos falar um pouco mais sobre a doença celíaca. Na infância precoce é muito comum a ocorrência da doença celíaca clássica, a introdução do glúten após meses da dieta pode ocasionar a perda de peso, diarreia crônica e distensão abdominal. Nas formas não clássicas podem ocorrer sintomas como dor abdominal, constipação, baixa estatura, anemia crônica e entre outros.
Mas o que é doença autoimune? Uma doença autoimune é caracterizada por uma resposta imunológica exacerbada do organismo contra células saudáveis do próprio corpo. No caso da doença celíaca, o glúten ingerido por pacientes celíacos determina um processo inflamatório, que é decorrente há uma resposta, ativada de forma errônea, contra componentes da mucosa intestinal, o que leva atrofia do intestino delgado.
O tratamento é único e se baseia em uma alimentação sem glúten por toda vida. Pacientes celíacos não podem consumir alimentos que contenha trigo, aveia, centeio, cevada e malte e os seus derivados. A doença celíaca se não tratada pode levar à morte. No próximo post iremos aborda a intolerância ao glúten e os respectivos alimentos permitidos e proibidos.
Referências:
RESENDE, Paula Valladares Guerra et al. Doenças relacionadas ao glúten: gluten related disorders. Med Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 3, n. 27, p. 51-58, 2017.
Sociedade Brasileira de Pediatria. Doença celíaca. 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/noticias/nid/doenca-celiaca/. Acesso em: 19 maio 2021.
댓글