Doenças Cardíacas
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 9 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
Uma alimentação saudável pode ajudar a combater as complicações cardíacas, pois auxilia no controle da pressão arterial, níveis de colesterol sérico e na obesidade. Para isso, o paciente deve procurar um nutricionista, pois ele irá orienta-lo sobre o consumo excessivo de gorduras saturadas, produtos com alto teor de sódio, industrializados e sobre o controle da ingestão de líquidos.
É importante fazer uma alimentação rica em vegetais, legumes, frutas, cereais, leite, carnes magras e o consumo de líquidos, como a água, na medida certa. Além disso, a prática de atividade física, o controle de peso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, tomar a medicação de forma correta (de acordo com orientação médica) também são formas de controlar os fatores de risco, como a hipertensão, o diabetes e o colesterol elevado.
Pensando um pouco sobre esse assunto, os alunos da instituição realizaram um vídeo explicativo sobre as doenças cardíacas e a alimentação:
Referência:
CASTRO, Luiza Carla Vidigal; FRANCESCHINI, Sylvia do Carmo Castro; PRIORE, Sílvia Eloíza; PELðZIO, Maria do Carmo Gouveia. Nutrição e doenças cardiovasculares: os marcadores de risco em adultos. Revista de Nutrição, [S.L.], v. 17, n. 3, p. 369-377, set. 2004. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732004000300010.
Bình luận