Hábito alimentar e a regionalidade.
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 23 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Sabe-se que o ato de comer vai além de ingerir nutrientes e calorias para manter o organismo funcionando. A ingestão de alimentos envolve a seleção, escolhas, ocasiões e crenças, como também as experiências e situações repetitivas de um individuo. Resumindo, a alimentação é um fato social.
Entre os componentes que interferem os hábitos alimentares destacamos os valores sociais, culturais e religiosos. De acordo com a 2° edição do livro Alimentos Regionais Brasileiros, uma publicação do Ministério da Saúde (2015), o Brasil é um país de dimensões continentais, constituídos por regiões e estados famosos por sua rica variedade em recursos naturais. A história brasileira, desde o início da colonização, traz sua memória dos relatos cultural alimentar: a cor, o aroma e o sabor.
Com isso, a culinária do País incorpora a cultura original de diversas populações, como a indígena, a africana, a portuguesa e várias outras. Os pratos brasileiros são receitas tradicionais que refletem a memória afetiva do registro de uma sociedade, é a herança cultura que convive com a modernidade.
Nestes sentido, o Brasil possui alimentos que são bem conhecidos, como a mandioca e a goiaba e que se diferem entre as regiões, iremos abordar algumas peculiaridades dos alimentos entre as diversas regiões do País!
Referências:
BRASIL, Ministério da Saúde. Alimentos Regionais Brasileiros. 2. ed. Brasília: Secretaria de Atenção À Saúde Departamento de Atenção Básica, 2015. 484 p.
GALISA, Mônica et al. Educação Alimentar e Nutricional: da prática a teoria. Vila Mariana, Sp: Roca, 2014. 291 p.
Comments