top of page

O papel dos micronutrientes na resposta imune.

  • Foto do escritor: BLOG DA NUTRIÇÃO
    BLOG DA NUTRIÇÃO
  • 26 de mar. de 2021
  • 1 min de leitura

Ao contrário dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos), existem aqueles nutrientes em que não precisamos absorver em grandes quantidades, embora os mesmos sejam importantes para o bom funcionamento do organismo. São os micronutrientes, as vitaminas e os minerais, encontrados em concentrações pequenas nos alimentos.

O sistema imune é responsável pela resposta imune do corpo, um conjunto de células protegem o organismo contra substâncias estranhas (como os microrganismos, por exemplo).

A nutrição pode interferir na modulação da resposta imune? Como?

Pois bem, uma alimentação saudável contendo todos os nutrientes essenciais pode modular a resposta imune. Quando um indivíduo apresenta hábitos alimentares saudáveis, ingere em quantidades adequadas os nutrientes de acordo com o seu ciclo de vida, principalmente os micronutrientes e compostos bioativos (encontrados principalmente em frutas), seu sistema estará mais preparado para "vencer" certos tipos de doenças. Os micronutrientes possuem inúmeras funções no organismo, mas alguns se destacam na grande importância no sistema imune, como as vitaminas C, A e D e minerais como selênio e zinco. Um papel relevante é da vitamina C, que auxilia no aumento da resistência contra a gripe, por exemplo.


Referências:


FoCR. COVID-19 e o sistema imune: papel dos micronutrientes na alimentação. 2020. Profª Dra Silvia Maria Franciscato Cozzolino Profª. Titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, da área de Nutrição - Minerais, e Pesquisadora do FoRC. Disponível em: https://alimentossemmitos.com.br/covid-19-e-o-sistema-imune-papel-dos-micronutrientes-na-alimentacao. Acesso em: 25 mar. 2021.


Nut/Fs/Unb - ATAN/DAB/SPS. Alimentação saudável. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.





 
 
 

Comments


©2021 por Blog da Nutrição. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page