Os impactos com consumo de alimentos ultraprocessados
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 20 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Os impactos negativos dos ultraprocessados vão além da alimentação desequilibrada e da saúde. O Blog EU QUERO ME ALIMENTAR MELHOR, preparou 5 razões que você nem imagina para evitar esses alimentos:
Favorecem o surgimento de doenças:
O Guia Alimentar para a População Brasileira reflete que o consumo elevado de alimentos ultraprocessados está interligado ao favorecimento da incidência de doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer, além de contribuir para aumentar o risco de deficiências nutricionais.
Favorecem o consumo excessivo de calorias:
Os alimentos ultraprocessados “enganam” os dispositivos que o organismo possui para regular o balanço de calorias. Situados no sistema digestivo e no cérebro esses dispositivos são responsáveis por fazer com que as calorias ingeridas por meio dos alimentos igualem as calorias gastas com o funcionamento do organismo e com a atividade física.
Com o consumo de alimentos ultraprocessados os dispositivos tendem a subestimar as calorias que provêm desses alimentos: a sinalização de saciedade após a ingestão desses produtos não acontece ou só vem tardiamente. Fato que desencadeia a ingerir mais calorias do que necessita, favorecendo o excesso de peso, a obesidade e doenças crônicas associadas a má alimentação.
Prejudicam o meio ambiente:
A produção, distribuição e comercialização dos ultraprocessados são potencialmente danosas para o ambiente. As várias etapas de produção desse alimentos ameaçam a sustentabilidade do planeta. Além disso, a demanda por açúcar, óleos vegetais e outras matérias-primas comuns na fabricação de alimentos ultraprocessados estimula produções que envolvem o uso de agrotóxicos e de fertilizantes químicos que reduz a diversificação da agricultura.
Minimizam a cultura alimentar:
As receitas que são passadas de geração a geração, os hábitos alimentares e os alimentos regionais fazem parte da cultura alimentar, que tende a ser perdidos pelo aumento do consumo de ultraprocessados.
Impactam o trabalho dos pequenos agricultores:
Alimentos como o milho, a mandioca e vários tipos de legumes, verduras e fruta são produzidos pela agricultura familiar e da economia local. Os produtores locais trabalham por demanda. Sendo assim, quanto maior o consumo dos seus produtos, maior a geração de renda dos pequenos agricultores, aqueles que levam comida de verdade para a mesa dos brasileiros.
Fonte: BRASIL, Ministério da Saúde. Cinco fatos para entender o impacto do consumo de ultraprocessados. 2022. Blog EU QUERO Me alimentar melhor. Disponível em: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/outubro-rosa-qual-e-o-papel-da-alimentacao-na-prevencao-do-cancer-de-mama. Acesso em: 20 maio 2022.
Comments