top of page
Buscar

Perda de peso e as dietas radicais.

  • Foto do escritor: BLOG DA NUTRIÇÃO
    BLOG DA NUTRIÇÃO
  • 9 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

O excesso de peso e a obesidade vem se tornando um problema epidêmico em todo mundo, e são considerados um agravo de saúde pública. Para solucionar o problema, muitas pessoas buscam emagrecer de forma rápida, a partir de dietas radicais.

As dietas radicais, por sua vez, provoca uma mudança muito brusca, que força o organismo compensar a perda de peso, pelo balanço energético negativo. Com isso, se provoca uma compulsão alimentar, fazendo que o paciente em tratamento ingere cada vez mais alimentos não saudáveis. As dietas radicais, apesar de proporcionar uma perda de peso ponderal rápida, o resultado de sustentação da mesma é mais difícil.

Devemos lembrar também, que o efeito rebote, ou seja, a recuperação do peso, são mais intensos quanto mais rápido é o emagrecimento do paciente. De maneira resumida, a perda de peso rápida, por dietas radicas, é afetada por mecanismos internos do organismo, como os hormônios da fome (leptina e grelina),o balanço energético e metabólicos, que favorecem para um bloqueio da perda de peso.

Neste sentido, é o tratamento nutricional para perda de peso deve ser um processo lento e gradativo, buscando mudanças no hábito alimentar associadas a adequada prática regular de atividades físicas. O principal objetivo é a perda de peso, mas a incorporação de novos hábitos ao cotidiano gradativamente, auxilia o paciente descobrir novos prazeres tanto nos alimentos e nas preparações saudáveis quanto nas atividades físicas escolhidas.



Referências:


BRASIL, Ministério da Saúde. Chá, remédio, dieta radical: NÃO existe atalho para emagrecer rápido. 2020. Blog EU QUERO Ter peso saudável. Disponível em: https://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/cha-remedio-dieta-radical-nao-existe-atalho-para-emagrecer-rapido. Acesso em: 08 jun. 2021.


BRASIL, Ministério da Saúde. Emagrecer de forma gradual ajuda o corpo a se preparar melhor para o novo peso. 2018. Blog EU QUERO Ter peso saudável. Disponível em: https://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/emagrecer-de-forma-gradual-ajuda-o-corpo-a-se-preparar-melhor-para-o-novo-peso. Acesso em: 08 jun. 2021.


MAHAN, L.K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, nutrição e dietoterapia. 11. ed. São Paulo: Roca, 2005. 1242 p.



 
 
 

Comments


©2021 por Blog da Nutrição. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page