Perda de peso e atividade física.
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 11 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda cerca de 30 minutos de atividade física leve ou moderada, realizada pelo menos cinzo vezes por semana ou mais. O exercício físico contribui na modulação do apetite, proporciona o aumento da massa magra e provoca alterações enzimáticas que facilitam a queima de gordura pelos tecidos.
A redução do peso corporal e da circunferência da cintura, mesmo se os parâmetros considerados ideias não sejam atingidos, pode contribuir na melhoria do controle da glicemia, na redução da pressão arterial (reduz de 5 a 20 mmhg na pressão arterial sistólica para cada 10kg de peso corporal perdido), e no aumento do níveis de HDL-colesterol (Colesterol bom) e diminuição dos níveis triglicerídeos e LDL- colesterol (Colesterol ruim).
Indivíduos sedentários apresentam um gasto calórico reduzido, tendo uma maior dificuldade em queimar a gordura, sendo a mesma facilmente armazenada. Por isso, para dietas com o objetivo de perda de peso, a ligação da mesma com a atividade física é necessária para observar a redução do peso.
Referências:
ABESO - Associação Brasileira Para O Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Os efeitos da prática de atividade física na perda de peso. 2018. Disponível em: https://abeso.org.br/os-efeitos-da-pratica-de-atividade-fisica-na-perda-de-peso/. Acesso em: 10 jun. 2021.
ATAN/DAB/SPS, Nut/Fs/Unb –. Obesidade e desnutrição. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/obesidade_desnutricao.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
Comments