Substituição de alimentos, tirando proveitos dos em ofertas.
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 5 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
É muito importante reparar se os alimentos que estão mais baratos na feira apresentam boa aparência. Na maioria das vezes esses fatores se coincidem por causa da safra. Para garantir saúde no bolso e na alimentação, uma ótima opção é aproveitar as ofertas.
Além disso, é fundamental saber fazer a substituição dos produtos que sobem o preço ou que não está na época da safra. Sabemos que nenhum alimento é 100% substituível, mas é possível encontrar outras fontes dos mesmos nutrientes, mesmo que em menor quantidade.
A seguir, alguns alimentos que podem ser substituídos por outros que oferecem os mesmos nutrientes:
A abobrinha, pode ser substituída por abóbora japonesa, berinjela, chuchu e moranga, que são fontes de minerais. Coloque-os na lasanha, por exemplo.
A banana, pode ser substituída por abacate, mamão e morango. Batidas, compotas ou tortas são possibilidades.
Os brócolis, podem ser substituídos por couve-flor, couve e repolho. Refogue e misture no arroz ou sirva cozido junto a molhos.
A couve, pode ser substituída por acelga, escarola e espinafre. Coloquem em omeletes, suflês, panquecas e massas.
A maçã, pode ser substituída por goiaba, laranja e pera, que são igualmente ricas em fibras. A dica é misturar na salada ou fazer um suco com uma fruta.
*Todos os legumes, vegetais e frutas são fonte de minerais, vitaminas e fibras.
Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, 2014. Disponível em: Guia alimentar para a população brasileira (saude.gov.br) Acesso: 03 maio 2021.
MUNIZ, Camilla. Está barato e faz bem: saiba tirar proveito dos alimentos em oferta e substituir o que ficou caro. 2013. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/esta-barato-faz-bem-saiba-tirar-proveito-dos-alimentos-em-oferta-substituir-que-ficou-caro-10262324.html. Acesso em: 04 maio 2021.
Comments