Um pouco mais sobre a Intolerância à lactose...
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 19 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Como mencionado anteriormente, a intolerância à lactose (açúcar do leite) acontece quando o organismo tem uma deficiência da enzima lactase, com isso a lactose não é completamente digerida e pode causar sintomas como diarreia, dor, distensão abdominal, cólicas e flatulências. Acometem grande parte da população, especialmente lactentes e escolares, e a prevalência aumenta entre adolescentes e adultos.
Vamos entender um pouco mais sobre a lactose?
A lactose, o açúcar presente em quase todos os leites, quando ingerida é degrada em dois açucares menores que são totalmente absorvidas no intestino delgado, e que posteriormente irão alcançar a corrente sanguínea e então utilizadas como fonte de energia para as células. Quando não digerida, a lactose, alcançará o intestino grosso e será fermentada por bactérias presentes na microbiota intestinal, resultando na formação de gases que são responsáveis pelos sinais e sintomas da intolerância à lactose.
Quais são as causas da intolerância à lactose?
Acontece quando os pacientes possuem deficiência parcial ou total da lactase (enzima responsável pela degradação da lactose em galactose e glicose). Tem também a condição de pessoas que apresentam essa deficiência congênita, ou seja, ela nasce sem condições de produzir a lactase. Em outros casos, há uma redução progressiva da produção desta que geralmente começa na adolescência e persiste até o fim da vida, forma mais comum da doença. Tem também uma terceira forma da patologia, quando essa intolerância é consequência de outras doenças intestinais, como doença celíaca, doença de crohn e a síndrome do intestino irritável.
Existe diferença entre a alergia e a intolerância ao leite?
Sim. A alergia à proteína do leite, caseína, é uma condição em que quando a pessoa tem a exposição a caseína, ela desenvolve uma reposta imune prejudicial. Denominada como reação alérgica, que acontece quando o sistema imune ataca as proteínas do alimento. Já a intolerância alimentar são reações adversas que não dependem dos mecanismos imunológicos, ou seja, pode acontecer pela deficiência ou ausência de enzimas digestivas. Assista, a seguir, o vídeo elaborado por alunos da instituição sobre este tema:
Referências:
BRASIL, Ministério da Saúde. Intolerância à lactose. 2016. Dicas em Saúde por Dr. Dráuzio Varella. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2199-intolerancia-a-lactose. Acesso em: 16 maio 2021.
BRASIL, Ministério da Saúde. Sabe a diferença entre alergia e intolerância ao leite? 2014. Blog da Saúde. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/33681-sabe-a-diferenca-entre-alergia-e-intolerancia-ao-leite. Acesso em: 16 maio 2021.
Comments