Você sabe dosar o sal sem exceder a quantidade recomendada pela OMS?
- BLOG DA NUTRIÇÃO
- 7 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jul. de 2022
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que a ingestão de sódio seja de 2.000mg/dia ou 2g/dia, o que equivale cerca de 5g de sal (umas 5 colheres rasas de café), pois o sal de cozinha é o "Cloreto de sódio" e contém 40% de sódio.
Dados obtidos pelo Guia Alimentar para a População Brasileira indicam que consumimos 12g diárias de sódio. A Pesquisadora Eliana Bistriche Giuntini, do Centro em Pesquisa em Alimentos (FoRC - Food Research Center) afirma "Só pensando no sal que usamos diariamente na cozinha, nós já consumimos mais do que os 5 g propostos pela OMS".
Os brasileiros ingerem muito mais sódio que o recomendado. Só de considerarmos o consumo do sal de cozinha, dos temperos que contém o sal e dos alimentos industrializados, já ingerimos o sódio em altas quantidades.
O consumo excessivo de sal está ligado ao desenvolvimento de doenças crônicas, como a hipertensão arterial. Com o intuito de ajudar no consumo e na dosagem certa de sódio, o blog separou umas pequenas dicas:
Auxilio nas medidas caseiras: 1 colher sopa (nivelada) - 7,5 g; 1 colher sobremesa (nivelada) - 6,3 g; 1 colher chá (nivelada) - 2,2 g; 1 colher café (nivelada) 1g.
Atenção nos rótulos de alimentos. Ficar atento nas rotulagens de alimentos, em questão ao teor de sódio. Evite aqueles alimentos que possuem alta mg de sódio!
Crie o hábito de adicionar quantidades menores de sal e temperos à base de sal ao cozinhar. Se preferir, utilize especiarias naturais. Confira nossa postagem sobre guia de temperos naturais...
Retire o saleiro da mesa! Uma dica é consumir a salada e outros alimentos que tenham hábitos de serem temperados com o sal juntamente com a comida (como o arroz, feijão...), aproveitando o tempero da mesma.
Fonte: FOCR. Você sabe como dosar o sal sem exceder a quantidade recomendada pela OMS? Centro de Pesquisa em Alimentos. Disponível em: https://alimentossemmitos.com.br/voce-sabe-como-dosar-o-sal-sem-exceder-a-quantidade-recomendada-pela-oms. Acesso em: 04 abr. 2021.
Comments